quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Escolha muito bem quem são os seus heróis, pois eles podem te matar!


Quem são seus Heróis?

Camisas estampadas me chamam a atenção. Figuras, frases ou símbolos de alguma forma representam àqueles a quem vestem,  a alguns dias enquanto frequentava a Universidade, uma moça muito bem aparentada vestia uma camisa que invocou não somente minha atenção, mas uma profunda reflexão. Na camisa dizia: Meus Heróis morreram de overdose, e abaixo uma figura deste cidadão:








Cazuza era o herói dela, talvez a frase também  se referi-se a  Cássia Eler, Renato russo e a alguns astros internacionais como Jimi Hendrix entre muitos outros que morreram de forma parecida. Mas vamos nos deter somente a Cazuza

Naquele momento pensei: Será que esses são os heróis dos jovens de hoje?
O que me levou a eleger 3 perguntas que de certa forma  qualificam alguém para ser um herói. e por a prova os dizeres da intrigante camiseta. E são as seguintes:


1. O que ele fez por você?

Um verdadeiro Herói é altruísta, ou seja pratica ações que beneficiam não somente a sí mesmos, mas a outros, ou seja se opõe totalmente ao egoísmo que coloca o  "eu" acima de tudo. Augusto conte (1831) cunhou o termo referindo-se a ele como disposições humanas que  inclinam as pessoas a dedicarem-se a outros. Analisando a vida de Cazuza, não consigo encontrar nenhum resquício de altruísmo, talvez você me diga que ele foi um gênio da música e influenciou uma geração com letras tocantes e inteligentes, mas de fato não estou negando isso, embora não aceite como uma influência benéfica. Contudo assim como sou livre para pensar  contrário a sua influência, devo ser coerente e adimitir que realmente houve uma grande influência de suas músicas que se estende até os dias de hoje, mas as  mesmas músicas não trouxeram nenhum benefício real, a não ser ao próprio cantor que ganhou muito dinheiro.

Talvez o Super-man ou o homem aranha sejam melhores heróis que o cazuza,
 
contudo devemos lembrar que eles não são reais, e para ser um herói real é necessário ações reais que provoquem mudanças benéficas reais para a sua vida. Mas começo a me recordar de um herói real que preenche o primeiro quesito.

2. O que ele fez para os outros?

Além de ser altruísta e  promover ações reais que nos beneficiem diretamente é importante que um verdadeiro herói faça  algo de bom não somente a uma pessoa, pois seria egoísmo querer ser o único beneficiado, além de que  se assim o fosse essa ação real poderia ser interpretada como uma boa ação, mas  pela falta de continuidade da prática das mesmas poderíamos dizer que o herói ou se cansou de ser herói, ou só foi herói por acaso, em um momento específico em que foi conveniente ser herói.

Novamente Cazuza não se encaixa no perfil, se ném no primeiro quesito ele se encaixou, quanto mais no segundo que exige uma perseverança na prática da heroicidade muito maior que no primeiro. Contudo conheço alguém que é não somente um herói altruísta fazendo algo por você, mas também fez por muitos outros, preenchendo o primeiro e segundo quesito necessário para ser herói.

3. Podemos nos espelhar nele?

A terceira pergunta é uma das mais importantes a serem feitas para identificar um herói,  será que o seu herói pode ser imitado? ou melhor, as suas ações são dignas de serem repetidas por você?

Quando eu era pequeno dei um bocado de  trabalho a minha mãe, era aficionado em desenhos de heróis e  como muitos outros da minha idade eu queria ser o super-man, só que eu não queria ser o super-man somente na minha mente infantil, de fato eu queria praticar suas ações e ter seus super poderes, pois ele era para mim naquele momento um espelho, e queria fazer tudo que ele fazia o que me levou a quase pular em um poço de 15 metros por acreditar que podia voar. O que quero ilustrar é que temos a tendência de querer fazer tudo aquilo o que nosso elegido herói faz, contudo é necessário analisar se o que ele faz é bom e possível para que eu não sofra com a prática de ações destrutivas, que poderiam ser interpretadas como algo bom.

A psicóloga clínica Karla Cristhine  após ter visto o filme em homenagem a cazuza afirma:

" vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. 
São esses pais que devemos ter como exemplo? 


[...] Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou. 
Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria? "


A verdade é que devemos ter cuidado com os heróis que escolhemos, pois isso reflete também em nossas ações futuras, se você escolhe Cazuza  como herói deve  haver alguma admiração pelo que ele foi e fez, mas será que o que ele foi e fez foi bom? 
A tendência é que você siga seus passos e faça aquilo que seu herói fez ou ainda faz, e é por isso que devemos ter tanto cuidado, pois essas ações podem nos levar a morte assim como levou Cazuza, que também deve ter tido um herói em quem se espelhou. 

Desde novo o ser humano  imita. Aprende a falar,comer,andar imitando e isso não para quando crescemos, a pergunta é quem você imita?


Eu escolhir  imitar a Cristo, ele é meu herói.

1. Se fez sacrifício por mim

"Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos" 
(1 João 4:9)

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores"
(Romanos 5:8)

2. Não somente por mim, mas a todo aquele que nele crer

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"
 ( João 3:16)

3. É digno de ser imitado

 "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados"
  ( Efésios 5.1)



Nenhum comentário:

Postar um comentário