quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A hipocrisia do cristão moderno

27 E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me.
28 E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu.
29 E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.
30 E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?
31 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;
32 Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.
                                                                                                            Lucas 5: 27-32


"A Igreja não é um museu para santos, é um hospital para pecadores"
          Morton Kelsey                                             





O livro de Lucas é destinado aos gentios ( não judeus) da época, escrito pelo único autor gentio do novo testamento, sendo ele um médico que  foi amigo íntimo do apóstolo Paulo. A passagem acima nos traz uma profunda demonstração do caráter de cristo, de como ele era, como agia e como era visto por algumas classes da época, além de destacar alguns ensinamentos práticos que devem ser compreendidos.
Primeiramente é notável que Jesus em toda a bíblia cria relacionamentos com pessoas de caráter duvidoso, e marginalizados pela sociedade. Isso acontece em João 8:3 (mulher adúltera), e em muitas outras passagens. O autor Brennam Manning nos mostra isso quando afirma: 

"Jesus passava uma grande porção de tempo com gente que é descrita como pobres, cegos, coxos, leprosos, famintos, pecadores, prostitutas, cobradores de impostos, marginalizados, oprimidos e sobrecarregados, a ralé sem qualquer conhecimento da lei, pequeninos, últimos e ovelhas perdidas da casa de Israel [...] Embora seja verdade que a igreja deva sempre se dissociar do pecado, ela não pode jamais ostentar qualquer desculpa para manter qualquer pecador a distância"

No caso de Levi ou Mateus como é mais conhecido, ele pertence também a uma classe marginalizada da época, que era composta pelos cobradores de impostos Judeus que prestavam serviço ao império romano, que naquele momento dominava Israel. Portanto dá pra ter uma ideia de como ele era visto pela sociedade da época e por seus compatriotas, no minimo um traidor.
 Como é maravilhoso saber que Jesus nos ama de forma igualitária, independente de cor, condição financeira ou seja lá qual tipo de pré- conceito intrínseco a nós humanos. Minha alma se enche de júbilo ao constatar a preocupação que Jesus tinha com o ser humano, sabendo que não fazia distinção de pessoas. Ao mesmo tempo  me entristeço com aquele tipo de pessoa que se auto intitula "cristão", mas se coloca em uma situação tão superior ao resto do mundo que ném mesmo se dá ao trabalho de pregar o evangelho ás pessoas que julga inferior. O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência

Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita.
Confúcio

 Pregai aos mendigos, prostitutas, presidiários, seja lá quem for, pois na verdade foi isso que cristo fez. Na verdade sempre existiu esse tipo de pessoa, que afirma amar a Deus, mas na prática se importa muito mais com regras inúteis feitas por todo tipo de pessoa, menos por Deus. Preocupam-se em demonstrar uma aparência de espiritualidade, mas em seu interior só há Hipocrisia.Orgulhosos de seus cargos na igreja que esquecem de praticar o amor que tanto fala as escrituras,na época eles eram chamados fariseus, um grupo político religioso de Israel.
Jesus adverte em várias passagens esse tipo de pessoa, com palavras duras e verdades profundas:

     Mat 23:13 - Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.


Mat 23:27 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.


Nada na bíblia está lá por acaso, acredito que cristo nos ensinou através da melhor forma que poderia existir, a saber o exemplo.
Em Seguida Jesus dá uma resposta tão sábia que os deixa sem resposta:

V.31-32Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar a justos, mas,sim, os pecadores ao arrependimento.

A pergunta que fica é: Qual a semelhança dos antigos fariseus aos crentes de Hoje?

Fica uma advertência para a igreja de Hoje, para que deixemos de lado nossos preconceitos e deixemos de julgar os outros, deixando entretanto de olhar para nosso interior, a Bíblia afirma  em Tiago 4:6 que Deus dá graça aos  humildes, mas resiste aos soberbos. Não nos permitamos sermos corroídos pela superficialidade de nossos dias, onde o ter e parecer mais importam do que o ser, quão hipócritas somos hoje? Sejamos mais humildes e falemos de Cristo a todos, pois Deus não faz acepção (separação) de pessoas Ato 10:34.  Nós é que fazemos porque dentro de nós ainda reside o velho e empoeirado orgulho, no qual muitas vezes não estamos dispostos a tocar.Porém se no fim deste artigo você corroborar a idéia de que: " é por isso que não vou a igreja! lá existem muitos hipócritas". Cuidado, talvez você seja um deles.

Certa Vez um pecador notório foi excluído e proibido de entrar na igreja. Ele levou suas dores a Deus:
- Senhor, eles não me deixam entrar, porque sou um pecador, já falhei tantas vezes, ninguém lá acredita em mim.
Deus responde:
- Do que está reclamando filho, eles também não me deixam entrar lá.

Vigiai e orai.




_________________
1. Manning, Breennam. Evangelho maltrapilho.São Paulo, SP: Mundo cristão, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário